A muito tempo atrás, pensar em alarme de segurança era o mesmo que ouvir campainhas, sirenes ou qualquer apito sonoro tocando a noite toda. Que alertava para a invasão ou violação de um veículo, propriedade ou estabelecimento.
Hoje isso evoluiu muito com a chegada da tecnologia. Foram agregados os diversos sensores, as câmeras de vigilância e o acesso remoto. Dessa forma então tornou-se um sistema de alarme mais completo e confiável.
Esse sistema de equipamentos modernos, além de alertar, também coíbe a ação criminosa. Pode ser de uma pequena instalação residencial a uma robusta estrutura corporativa.
A central recebe informações contínuas dos sensores, e em caso de invasão ou violação, dispara as sirenes, aciona luzes e disca para números de telefones. Também envia mensagens ou alertas via softwares e aplicativos de acordo com a configuração instalada.
Um sistema de alarme pode conter os seguintes equipamentos:
Central de alarme – É o cérebro do sistema, onde são gerenciadas todas as informações. Dispara o processo de alerta, acionando os dispositivos sonoros, de telefonia e mensagem.
Sensores – Podem ser magnéticos, de movimento, micro-ondas, pet, fumaça, barreira, quebra de vidro etc. Captam todas as informações e enviam a central.
Sirene – Dispositivo de sinal sonoro que também pode emitir alerta luminoso.
Discadora – Aciona os números telefônicos previamente configurados. Inclusive de autoridades competentes.
Botão de pânico – normalmente instalado em local estratégico, permite o acionamento da central a qualquer momento em casos de emergência.
Os alarmes são basicamente identificados pela tecnologia dos sensores.
1- Sensores magnéticos – muito usados em janelas, portas e portões. Funcionam como um imã que mantém fechado o circuito. Se interrompido aciona a central de alarmes, ou simplesmente dispara um aviso sonoro.
2- Sensores de movimento – Capturam ou identificam qualquer presença no ambiente através dos movimentos. Há dois tipos de sensor:
3- Sensor de incêndio ou fumaça – detecta a presença de qualquer tipo de fumaça que possa indicar início de incêndio.
4- Sensor Quebra vidro ou de impacto – Como o nome sugere, é usado em portas e janelas de vidros. É indicado a instalação conjunta com o sensor de movimento.
5- Sensor Infravermelho – detectam a presença através das variações de temperatura. São recomendados para ambientes internos. Pode ser:
6- Botão de pânico – dispositivo fixo ou móvel. É usado principalmente para possíveis situações de emergência. Pode ser mapeado e identificado de acordo com o local de instalação.
7- Sensor acústico – O dispositivo emite ondas de som com frequências entre 22khz e 45khz que os ouvidos humanos não podem ouvir. Por meio de ondas de eco detecta as anormalidades.
8- Sensor de Barreira – A barreira é feita por um transmissor e um receptor que detecta os movimentos. Funcionam por meio da emissão de luz infravermelha invisível a olho nu.
Segundo relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) sobre a violência na região. Dados do relatório apontam uma taxa de roubos a cada 100 mil habitantes no Brasil de 572,7.
Entre os 18 países analisados, apenas Argentina (973,3 roubos a cada 100 mil habitantes) e México (688 a cada 100 mil habitantes) registraram números maiores. As perdas foram na casa de US$ 24 bilhões.
Fonte: g1.globo.com
Diante de tantas mudanças na economia, e de fatores sociais e geográficos, a segurança preventiva se tornou uma ferramenta indispensável na luta contra a criminalidade.
O custo benefício é muito bom, pois reduz os prejuízos com os bens de valor. E isso reflete diretamente na qualidade de vida. Primeiro porque a sua vida e a dos seus é o bem maior. E depois você tem a tranquilidade de saber que tudo está em ordem.
A sinalização de que um ambiente está sendo monitorado já é um fator de intimidação que previne a ação criminosa.
Seus clientes e amigos certamente sentirão mais à vontade em um ambiente mais seguro!
É muito importante verificar se a empresa tem um site. Conhecer bem sua estrutura e saber quais são seus clientes. Se estão satisfeitos. E qual a presença dela no mercado, pois isso diz muito a respeito do porte e da competência.
Sites que têm depoimentos verdadeiros dos clientes, e canais de comunicação como chat e whatsapp é um bom sinal de atenção ao usuário e qualidade de serviço.
O tempo de resposta para qualquer tipo de contato ou solicitação. Isso também ajuda muito a perceber o tipo de relação da empresa com o cliente.
Outro ponto importante é verificar a idoneidade e reputação. Através do site do reclame aqui e das redes sociais é possível ter um perfil bem apurado.
As equipes de instalação ou de serviço, devem ter formação ou capacitação sempre atualizada.
Por último e não menos importante, desconfiar sempre de preços muito abaixo do mercado.
Como essas recomendações básicas é possível chegar a um perfil aproximado da empresa ideal para sua casa ou negócio.
Não perca tempo, agende uma visita com nosso consultor para que ele possa dimensionar um projeto sem compromisso.
Clique no atendente disponível