Interfone Virtual

Interfone Virtual

O que é um interfone virtual?

O interfone convencional funciona de uma forma já bem conhecida onde os intercomunicadores instalados nas entradas e portarias fazem chamadas para os aparelhos de recepção dentro das unidades. E esses mesmos aparelhos de recepção também fazem chamadas para portaria e entre entre si.

No interfone virtual a dinâmica de uso continua a mesma, o que muda é a tecnologia moderna do sistema. Os aparelhos analógicos deram lugar aos smartphones e tablets, e os cabos deram lugar às ondas (Wi-Fi, bluetooth etc…).

Quanto à instalação e manutenção é muito mais simples, porque não há mais o uso de cabos e dos dispositivos convencionais.

Como funciona um interfone virtual?

Na portaria tem um terminal ,isso permite ao porteiro ou operador localizar, identificar e conectar as chamadas de forma rápida diminuindo o tempo de espera.

Através desse cadastro de moradores ou usuários as chamadas não são mais direcionadas a aparelhos telefônicos e sim para os smartphones. Basta que o aparelho tenha sinal da operadora ou esteja conectado a uma rede Wi-Fi.

No caso de uma chamada do usuário ou morador para a portaria, basta um toque e o terminal chama de volta automaticamente.

Outras vantagens:

– É possível o atendimento ou ligação remota de qualquer lugar. O usuário não precisa estar nas dependências, basta o smartphone estar conectado a rede.

– O sistema é seguro e só é possível as chamadas aos aparelhos que estão cadastrados e tenham instalado o aplicativo.

– Não há custo com instalação estrutural com passagens de cabos por paredes e também dos aparelhos de comunicação.

– O sistema é muito simples e intuitivo de se usar. Apesar de toda a tecnologia foi projetado para o uso fácil do porteiro e todos dos moradores.

– O tempo de espera é muito menor, pois o smartphone normalmente está mais a mão do que os aparelhos fixos nos ambientes. O porteiro também pode usar um smartphone, o que possibilita maior mobilidade nas dependências.

– Os dados, áudios podem ser usados em questões jurídicas futuras.

– Liberação remota do acesso a visitantes e entregas de mercadorias (abertura de portões ou ambientes).

– Outro fator de custo é quanto a atualização. Não é preciso troca de cabos aparelhos e etc… e sim a atualização do sistema.

Cuidados e procedimentos necessários

– Uma questão muito levantada é quanto a queda de energia e perda de sinal do provedor de internet. O mais indicado é a contratação de dois provedores, de maneira que um sirva de opção de segurança. E também a instalação de um gerador de energia auxiliar específico para o sistema.

– Uma boa prática antes de optar pela instalação do interfone virtual é consultar todos os moradores, pois necessita da aprovação de pelo menos 50%.

– É preciso uma boa empresa de instalação que oriente quanto a LGPD (Lei geral de proteção de dados) por conta de manuseio de informações de terceiros como imagem, áudios e identificações.

– Analisar o perfil da maioria dos moradores quanto a facilidade de uso mesmo o sistema sendo prático e intuitivo.

– Avaliar o impacto da mudança de dinâmica na rotina.

– Promover treinamento para funcionários, moradores ou usuários.

 

Onde pode ser usado um interfone virtual?

Pode ser instalado em residências, condomínios, empresas, indústrias, organizações, órgãos públicos, aeroportos, eventos etc. Ou em qualquer estrutura e ambiente que necessite de identificação no acesso às dependências.

Por que usar um interfone virtual?

Como já dito o custo x benefício é ótimo, porque envolve mais segurança e praticidade pagando menos por instalação e manutenção.

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