Interfonia - Painel de um Interfone

Interfonia

O que é a interfonia?

A interfonia também é conhecida como dispositivo de intercomunicação, intercomunicador ou simplesmente interfone. Na prática é um sistema de voz para comunicação interna e externa independente de uma rede telefônica. Pode ser analógica, digital, por cabos ou ondas (Wifi).
A instalação pode ser a mais simples com dois pontos de comunicação, ou mais complexa, com uma central de gerenciamento com vários pontos de comunicação.

Como funciona a interfonia?

Nas configurações mais básicas são instalados dois intercomunicadores, um na entrada da propriedade e o outro na parte interna, normalmente em local de fácil acesso e comum a todos. O aparelho de entrada é quem faz as chamadas para o aparelho receptor interno. Feita a identificação o acesso é liberado.

Já nas configurações mais avançadas, o dispositivo de entrada possui várias linhas de comunicação separadas por botões numerados de acordo com a necessidade da estrutura da propriedade. Cada unidade interna recebe seu aparelho com o respectivo número da linha. Dessa forma é possível a comunicação de chamadas externas através do painel intercomunicador e também a comunicação interna entre os aparelhos das unidades.

Todas essas conexões podem ser gerenciadas por uma mesa de controle, que inclui uma linha própria permitindo o contato com todas as demais linhas. Essa mesa geralmente é instalada em uma cabine ou portaria de entrada. O operador recebe a ligação externa, comunica a unidade interna e depois de identificado o visitante o acesso é liberado.

Esses procedimentos também podem ser feitos remotamente através do interfone virtual. Quando acionado o intercomunicador na entrada, é enviado um alerta para o smartphone que é o receptor de voz e imagem da chamada. Identificado o visitante o acesso é liberado no próprio aplicativo. O usuário pode estar na unidade ou em qualquer outro lugar desde de que tenha acesso a internet.

Quais os tipos de sistemas de interfonia?

* Porteiro eletrônico residencial – É o sistema mais simples, pois possui funções básicas de comunicação apenas por áudio e acionamento de portas ou portões.

A chamada é feita do intercomunicador para o aparelho receptor que permite ou não o acesso. É possível o uso de extensões, mas todas ouvem a mesma chamada. Os aparelhos podem ser com fio, ou sem fio.

Vantagens e funcionalidades:

– Segurança com comodidade – os acessos podem ser liberados diretamente ou pelo porteiro, dependendo da configuração.

– Alarme antiviolação – se o intercomunicador ou a trava das entradas forem violadas um alarme sonoro é emitido imediatamente no ambiente ou para o aplicativo.

– Alerta de portão aberto – um alarme sonoro é emitido imediatamente no ambiente ou para o aplicativo.

– Não perturbe – inibe o toque da campainha por até 12 horas.

– Siga-me – encaminha a chamada para um smartphone pré programado permitindo o atendimento remoto de qualquer lugar que haja conexão com a internet.

– Fácil instalação – necessários alguns fios do intercomunicador até o receptor, um smartphone com acesso à internet (de acordo com o modelo). Não precisa de configurações complexas.

– Expansível – o sistema permite a instalação de até 6 dispositivos no mesmo módulo.

* Vídeo porteiro residencial – esse é um sistema mais sofisticado. Permite a comunicação por voz e também por vídeo. Há um monitor na parte externa do intercomunicador, e um fone na parte interna do painel. O acionamento é feito apenas por um botão.

O modelo com Wi-fi também permite o acesso remoto através de aplicativo em um smartphone conectado à internet.

Vantagens e funcionalidades:

– Identificação visual – antes do atendimento por voz é possível visualizar o visitante.

– Acionamento remoto – tanto no módulo físico quanto no aplicativo é possível abrir até duas fechaduras.

– Câmera extra – o módulo permite a adição de mais uma câmera extra vista pelo monitor ampliando a área de visualização.

– Fácil instalação – Nos modelos com fios basta instalar um cabo entre os módulos e alimentar de energia. Nos modelos sem fio (Wi-Fi), é necessário informar o smartphone ao sistema. Algumas linhas podem ser alimentadas por baterias recarregáveis de acordo com a configuração.

* Centrais de portaria – De acordo com as configurações as centrais permitem as chamadas dos intercomunicadores direto com as unidades. Ou podem passar pelo atendimento da portaria sendo liberado pelo operador. Todas as unidades podem falar entre si também dessas duas maneiras.

Vantagens e funcionalidades:

– Teclado braille – em alguns modelos tem essa função de proposta inclusiva para aqueles que têm deficiência visual.

– LEDS de indicação – mostra no painel se alguma porta está aberta e também a conexão da central com as unidades.

– Siga-me – encaminha a chamada para um smartphone permitindo a liberação remota de qualquer lugar que haja conexão com a internet.

– Fácil instalação – as conexões são realizadas com o produto já instalado.

– Segurança – senhas individuais e tags são usadas para liberação de acesso.

– Acesso monitorado – relatórios sobre toda a movimentação estão disponíveis na própria central.

– Agilidade – o acesso é liberado a partir de um toque no interfone.

* Interfonia de vídeo IP – o visitante pode deixar uma mensagem gravada em voz e vídeo. O smartphone na central recebe uma notificação e informa ao morador da unidade que pode ouvir ou assistir quando quiser no monitor de vídeo.

É possível o gerenciamento de até 32 câmeras espalhadas por toda a propriedade através do seu número IP.

Vantagens e funcionalidades:

– Atendimento e liberação remoto – através do terminal de vídeo é possível fazer chamadas, liberar acessos, monitorar as câmeras, registrar foto e fazer gravações de imagem e áudio.

– Registro de visita – o sistema automaticamente grava a imagem do visitante mesmo que esse não tenha deixado mensagens.

– Siga-me – através de smartphone permite a liberação remota de qualquer lugar que haja conexão com a internet.

– Qualidade de imagens – os monitores têm excelente definição de imagem digital, são práticos e tem versões em touchscreen.

– Acesso rápido e seguro – os usuários podem acessar a propriedade através de senha individual ou dispositivo de aproximação como um chaveiro.

– Fácil instalação – tudo muito simples através de cabos de rede.

Onde pode ser usada a interfonia?

Pode ser instalado em residências, condomínios, empresas, indústrias, organizações, órgãos públicos, aeroportos, eventos etc. Ou em qualquer estrutura e ambiente que necessite de chamadas internas.

Por que usar a interfonia?

O principal motivo é a segurança, sendo que tudo pode ser feito com total controle, mobilidade e qualidade de som e vídeo (de acordo com a configuração).

A tecnologia embarcada dá agilidade ao processo e economiza custos com mão de obra.

Em alguns casos todo o material registrado pelas centrais, podem ser usados como provas legais em processos jurídicos.

O monitoramento remoto a partir de qualquer lugar, traz uma segurança a mais sobre o andamento de tudo.

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