Já faz algum tempo que a telefonia deixou de ser apenas analógica para tornar-se também a chamada telefonia digital. Ou seja, o gerenciamento das chamadas que era restrito a um único número de conexão, agora pode ser de quantos forem necessários de acordo com os recursos tecnológicos disponíveis.
Apesar de cada vez menos presente no mercado, o padrão analógico junto com o digital ainda compõem o sistema de telefonia.
Esse sistema subdivide-se em linhas que podem ser:
Linha analógica – O tronco, como também é conhecido, libera apenas um canal ou número para recebimento de chamadas externas. Não sendo possível outras chamadas simultâneas.
Linha digital – É conhecida também por um termo mais técnico como link E1. Nesse padrão a linha disponibiliza vários números (DDR). Quanto maior o número de juntores ou canais, maior as possibilidades de ligações simultâneas realizadas.
Linha IP – Também conhecida como Linha VoIP, não deixa de ser um recurso digital. Depende da internet pois utiliza o chamado protocolo IP (Internet Protocol) um número de identificação na rede mundial de computadores que permite a comunicação entre dispositivos.
Linha GSM – Esse é outro recurso também digital que usa um chip de celular, o SIM Card. Apesar da tecnologia só disponibiliza um canal ou número, e portanto só permite uma única chamada simultânea realizada ou recebida.
Na telefonia digital são muitas as vantagens econômicas, como por exemplo:
– Na Linha IP ou VoIP os custos tornaram-se mais baratos permitindo um atendimento e uma comunicação mais eficiente através da internet.
– Os conceitos como ligações interurbanas ou internacionais não existem mais. E por tanto taxas extras pela localização também não.
– O consumo de dados é reduzido pela compressão de voz e supressão de silêncios e ruídos
– Para instalação de sistema telefônico mais completo e robusto o custo é mais em conta.
– No PABX digital é possível usar todos os recursos de várias linhas sem os custos para as operadoras.
Na telefonia convencional a ligação geralmente é feita entre dois pontos fixos através de cabos conectados a uma central. Isso, como já dito, limita o sistema a um canal ou número permitindo apenas uma chamada simultânea.
Na telefonia digital as condições são ampliadas exponencialmente disponibilizando os seguintes recursos:
– Mais de um canal ou número simultâneo em chamadas;
– Tráfego e gravação de dados;
– Uso de vários dispositivos como: celulares, tablets e computadores;
– Acesso remoto;
– Maior controle de transferência de ligações;
– Interface completa e mais intuitiva nas centrais;
– Encaminhamento dinâmico entre dois números ou canais diferentes.
Pode ser instalado em residências, condomínios, empresas, indústrias, organizações, órgãos públicos, aeroportos, eventos etc. Ou em qualquer estrutura e ambiente que necessite de chamadas telefônicas.
Tudo ao longo do tempo vai se modernizando e tornando os processos mais eficientes e seguros, principalmente na comunicação. A mobilidade e o acesso remoto vem mudando a dinâmica da vida e do trabalho, promovendo inclusive melhores custos x benefícios.
Do ponto de vista prático e técnico essas são as principais vantagens:
Equipamentos digitais e não físicos – No padrão antigo os equipamentos ficam defasados e geram custos extras com manutenção. Já no digital as versões de atualização acompanham os avanços tecnológicos automaticamente.
Conexão remota – Através da internet e dos sistemas de onda como o wi-fi, é possível conectar vários ambientes de forma mais rápida e simultânea.
Variedade de dispositivos – Além dos telefones SIP / VoIP fixos é possível fazer chamadas em softphones, smartphones, tablets e webphones. E o gerenciamento pode ser feito por qualquer dispositivo móvel.
Comunicação unificada – Algumas plataformas permitem a administração unificada de chamadas telefônicas, e-mail e mensagens com recurso de gravação e resposta automática.
Escalabilidade – A contratação dos serviços e recursos são de acordo com a estrutura ou modelo de negócio.
Manutenção – não existe alto custo com manutenção de equipamentos físicos.
Funções e serviços – Encaminhamento de chamadas, URA (atendimento automático), Ramal na web, gerenciamento e gravação de chamadas, aplicativo para dispositivo móveis utilizados como ramal, desvio de chamada, secretária eletrônica digital, grupos de ramais e notificação de status online (ocupado, livre e outros).
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