Telefonia Digital - Homem segurando telefone e clicando em painel

Telefonia Digital

O que é telefonia digital?

Já faz algum tempo que a telefonia deixou de ser apenas analógica para tornar-se também a chamada telefonia digital. Ou seja, o gerenciamento das chamadas que era restrito a um único número de conexão, agora pode ser de quantos forem necessários de acordo com os recursos tecnológicos disponíveis.

Apesar de cada vez menos presente no mercado, o padrão analógico junto com o digital ainda compõem o sistema de telefonia.

Esse sistema subdivide-se em linhas que podem ser:

Linha analógica – O tronco, como também é conhecido, libera apenas um canal ou número para recebimento de chamadas externas. Não sendo possível outras chamadas simultâneas.

Linha digital – É conhecida também por um termo mais técnico como link E1. Nesse padrão a linha disponibiliza vários números (DDR). Quanto maior o número de juntores ou canais, maior as possibilidades de ligações simultâneas realizadas.

Linha IP – Também conhecida como Linha VoIP, não deixa de ser um recurso digital. Depende da internet pois utiliza o chamado protocolo IP (Internet Protocol) um número de identificação na rede mundial de computadores que permite a comunicação entre dispositivos.

Linha GSM – Esse é outro recurso também digital que usa um chip de celular, o SIM Card. Apesar da tecnologia só disponibiliza um canal ou número, e portanto só permite uma única chamada simultânea realizada ou recebida.

Na telefonia digital são muitas as vantagens econômicas, como por exemplo:

– Na Linha IP ou VoIP os custos tornaram-se mais baratos permitindo um atendimento e uma comunicação mais eficiente através da internet.

– Os conceitos como ligações interurbanas ou internacionais não existem mais. E por tanto taxas extras pela localização também não.

– O consumo de dados é reduzido pela compressão de voz e supressão de silêncios e ruídos

– Para instalação de sistema telefônico mais completo e robusto o custo é mais em conta.

– No PABX digital é possível usar todos os recursos de várias linhas sem os custos para as operadoras.

Como funciona a telefonia digital?

Na telefonia convencional a ligação geralmente é feita entre dois pontos fixos através de cabos conectados a uma central. Isso, como já dito, limita o sistema a um canal ou número permitindo apenas uma chamada simultânea.

Na telefonia digital as condições são ampliadas exponencialmente disponibilizando os seguintes recursos:

– Mais de um canal ou número simultâneo em chamadas;

– Tráfego e gravação de dados;

– Uso de vários dispositivos como: celulares, tablets e computadores;

– Acesso remoto;

– Maior controle de transferência de ligações;

– Interface completa e mais intuitiva nas centrais;

– Encaminhamento dinâmico entre dois números ou canais diferentes.

Onde pode ser usada a telefonia digital?

Pode ser instalado em residências, condomínios, empresas, indústrias, organizações, órgãos públicos, aeroportos, eventos etc. Ou em qualquer estrutura e ambiente que necessite de chamadas telefônicas.

Por que usar a telefonia digital?

Tudo ao longo do tempo vai se modernizando e tornando os processos mais eficientes e seguros, principalmente na comunicação. A mobilidade e o acesso remoto vem mudando a dinâmica da vida e do trabalho, promovendo inclusive melhores custos x benefícios.

Do ponto de vista prático e técnico essas são as principais vantagens:

Equipamentos digitais e não físicos – No padrão antigo os equipamentos ficam defasados e geram custos extras com manutenção. Já no digital as versões de atualização acompanham os avanços tecnológicos automaticamente.

Conexão remota – Através da internet e dos sistemas de onda como o wi-fi, é possível conectar vários ambientes de forma mais rápida e simultânea.

Variedade de dispositivos – Além dos telefones SIP / VoIP fixos é possível fazer chamadas em softphones, smartphones, tablets e webphones. E o gerenciamento pode ser feito por qualquer dispositivo móvel.

Comunicação unificada – Algumas plataformas permitem a administração unificada de chamadas telefônicas, e-mail e mensagens com recurso de gravação e resposta automática.

Escalabilidade – A contratação dos serviços e recursos são de acordo com a estrutura ou modelo de negócio.

Manutenção – não existe alto custo com manutenção de equipamentos físicos.

Funções e serviços – Encaminhamento de chamadas, URA (atendimento automático), Ramal na web, gerenciamento e gravação de chamadas, aplicativo para dispositivo móveis utilizados como ramal, desvio de chamada, secretária eletrônica digital, grupos de ramais e notificação de status online (ocupado, livre e outros).

 

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