O IP Cloud também conhecido como PABX em nuvem é o que há de mais moderno no gerenciamento da telefonia.
No sistema analógico tudo era controlado dentro da estrutura onde estavam instaladas as linhas telefônicas, ou seja, nas empresas, residências ou instituições. A função básica era distribuir uma única linha em vários ramais através de cabos.
Já no sistema digital essa distribuição é feita através das comunicações IP (internet protocol ou protocolo de internet – um número identificador dos dispositivos que acessam a rede). Ao contrário do sistema tradicional, nenhum equipamento analógico é necessário e tudo fica hospedado em um provedor de serviço na nuvem.
Pode ser instalado em residências, condomínios, empresas, indústrias, organizações, órgãos públicos, aeroportos, eventos etc. Ou em qualquer estrutura e ambiente que necessite gerenciamento de chamadas.
O PABX (Private Automatic Branch Exchange) é uma plataforma que permite o gerenciamento de ligações com chamadas externas e internas. E no caso do digital tudo é feito por meio de uma conexão LAN (rede local) ou através da internet através de computadores ou dispositivos móveis.
Todas as ligações, inclusive sua origem, tempo e data de chamada ficam registradas no servidor na nuvem podendo ser consultado a qualquer momento.
O sistema de segurança é criptografado impedindo que os dados sejam violados.
Tudo ao longo do tempo vai se modernizando e tornando os processos mais eficientes e seguros, principalmente na comunicação. A mobilidade e o acesso remoto vem mudando a dinâmica da vida e do trabalho, promovendo inclusive melhores custos x benefícios.
Do ponto de vista prático e técnico essas são as principais vantagens:
Equipamentos digitais e não físicos – No padrão antigo os equipamentos ficam defasados e geram custos extras com manutenção. Já no digital as versões de atualização acompanham os avanços tecnológicos automaticamente.
Conexão remota – Através da internet e dos sistemas de onda como o wi-fi, é possível conectar vários ambientes de forma mais rápida e simultânea.
Variedade de dispositivos – Além dos telefones SIP / VoIP fixos é possível fazer chamadas em softphones, smartphones, tablets e webphones. E o gerenciamento pode ser feito por qualquer dispositivo móvel.
Comunicação unificada – Algumas plataformas permitem a administração unificada de chamadas telefônicas, e-mail e mensagens com recurso de gravação e resposta automática.
Escalabilidade – A contratação dos serviços e recursos são de acordo com a estrutura ou modelo de negócio, e podem aumentar ou diminuir conforme a necessidade.
Manutenção – não existe alto custo com manutenção de equipamentos físicos.
Funções e serviços – Encaminhamento de chamadas, URA (atendimento automático), Ramal na web, gerenciamento e gravação de chamadas, aplicativo para dispositivo móveis utilizados como ramal, desvio de chamada, secretária eletrônica digital, grupos de ramais e notificação de status online (ocupado, livre e outros).
É muito importante verificar se a empresa tem um site. Conhecer bem sua estrutura e saber quais são seus clientes. Se estão satisfeitos. E qual a presença dela no mercado, pois isso diz muito a respeito do porte e da competência.
Sites que têm depoimentos verdadeiros dos clientes, e canais de comunicação como chat e whatsapp é um bom sinal de atenção ao usuário e qualidade de serviço.
O tempo de resposta para qualquer tipo de contato ou solicitação. Isso também ajuda muito a perceber o tipo de relação da empresa com o cliente.
Outro ponto importante é verificar a idoneidade e reputação. Através do site do reclame aqui e das redes sociais é possível ter um perfil bem apurado.
As equipes de instalação ou de serviço, devem ter formação ou capacitação sempre atualizada.
Por último e não menos importante, desconfiar sempre de preços muito abaixo do mercado.
Como essas recomendações básicas é possível chegar a um perfil aproximado da empresa ideal para sua casa ou negócio.
Não perca tempo, agende uma visita com nosso consultor para que ele possa dimensionar um projeto sem compromisso.
Clique no atendente disponível